Desde o dia 16 de março nós estamos planejando, discutindo e elaborando roteiros e questionários para nosso período de observação que acontecerá de 30 de março a 03 de abril no Colégio Municipal Professor Brito no período da tarde. Tem sido um trabalho exaustivo onde todas as quatro duplas de estágio estão junto a professora Socorro, tentando encontrar atividades e questionamentos importantes para o nosso pré-diagnóstico tanto da escola quanto dos alunos com os quais iremos trabalhar no período.
São muitas as idéias. As vezes chega a fugir do foco e a discussão fica bastate acirrada, mas tudo dentro de uma perspectiva do querer fazer o melhor para que os educandos possam crescer e aprender durante nossa regência. Não é fácil planjar em equipe atividades que gostaríamos de fazer, pois sempre temos idéias muito diferentes. Porém, este espaço de discussão e construção é muito rico e promove muito conhecimento e troca de experiências.
A professora Socorro sempre faz a mediação e chama para o foco da discussão, desta forma há um maior aproveitamento das ações planejadas e do tempo que nos é disponibilizado. Conseguimos levantar as questões mais importantes a serem pesquisadas e observadas, conseguimos criar atividades de matemática e de lígua portugêsa onde o tema Contos e Fábulas podessem ser explorados, escolhemos textos para leitura, argumentamos, criamos e por fim conseguimos chegar a que mais importa. Estamos pouco a pouco nos preparando para reger a sala de aula.
Eu e minha companheira de estágio Marielly, fomos agraciadas com uma turma 25 alunos da 4ª série do ensino fundamental, 5° ano do ciclo, com idades entre 10 e 12 anos. A regente da sala é a professora Eliana. No dia da reunião com o corpo docente da escola, a professora nos disse que os seus alunos estavam ansiosos para nos conhecer, falou também que eles esperavam que nós levássimos atividades bastante dinâmicas e lúdicas. Deixou transparecer também, a expectativa sobre premiações, brincadeiras e doces que os estagiários sempre levam.
Nós porem, ficamos muito preocupadas com isto, já que a nossa proposta é bem diferente desta visão de estagíária para brincar e divertir a turma. Nós quermos construir conhecimento a partir de nossa prática, queremos por em ação as nossas reflexões sobre textos e relatos durante nossa vida acadêmica. Esta expectativa frustra nossos ideais e nos deixa apreensivas. Então, conscientes desta situação, estamos buscando ações e atividades que sejam atraentes aos alunos, mas que principalmente seja mediadora da aprendizagem de forma eficiente e não de premiação.
Esta situação nos angustia, porém sabemos que esta é somente a fala da professora em relação aos seus alunos. A partir do dia 30 de março nós iremos conhecer mais de perto e saberemos o que realmente as crianças esperam de nós.
Oi Marcia,
ResponderExcluirAcho que vc nasceu para ser educadora mesmo. Suas reflexões sobre a itinerância do nosso trabalho, o papel do estágio, os estereótipos dos educandos em relação a docência do estagiário, são fundamentias para a construção da sua profissionalidade.
Beijos,
Socorro