terça-feira, 7 de abril de 2009

O AMOR É CONTAGIOSO...

Este filme conta a história de um homem que por muitos motivos deixou de acreditar em si e na vida. Passou por muitos trabalhos e profissões, más não se realizava em nenhuma delas. Até que um dia resolve tentar o suicídio. É então, levado a uma clínica psiquiátrica onde convive com várias pessoas consideradas doentes mentais. Nesta clínica ele descobre seu dom de fazer as pessoas sorrirem e reagirem ao medo, a tristeza... Decide, portanto, que irá estudar medicina para poder ajudar aqueles que precisam, pois muitos médicos são frios e insensíveis para com seus pacientes, que muitas vezes querem somente conversar e serem ouvidos.
Ao ingressar na faculdade de medicina, percebe o tecnicismo e o cientificismo que tornam as pessoas "coisas" e não seres humanos. Encontra também, professores e alunos do curso que se revestem de uma carapaça blindada colocando-se acima das pessoas de quem trata. O seu amor, sua alegria de viver e de ajudar aos outros, contagia seus colegas, os pacientes, e os profissionais do hospital universitário. As crianças com câncer começam a reagir ao tratamento encarando o intenamento com mais algria ao receberem a visita do "Palhaço Sabido".
O riso era o remédio receitado pelo médico. Encarar a morte como uma passagem para algo que não seria o fim, mas um começo... Realização de seus sonhos e dos sonhos dos seus pacientes; Tornar cada pequena parte do dia um pouco melhor. Garantir a qualidade de vida, mesmo que esta seja curta. Se doar por amor e respeito a profissão e ao outro. Ser caridoso e promover a vida. Estas são as lições que o personagem principal do filme nos passou. Diante disso, um desafio para nós futuros educadores... Vamos fazer valer nossa formação, vamos retribuir as pessoas mais necessitadas não só nosso saber e nossa profissão, mas vamos partilhar o amor. Vamos ensinar a amar. Sim nós podemos fazer isto! Ensinar a amar... Pois a nossa ação falará mais alto e mais forte que nossas palavras. E o amor!? Este se ensina com gestos...

3 comentários:

  1. Amei a sinopse do filme, e as suas reflexões.O filme é um banquete as reflexões sobre currículo e formação de professores.
    Como você está construindo sua itinerância no curso de Pedagogia?

    beijos,
    Socorro

    ResponderExcluir
  2. eu vi um pedaço do filme e mostra a realidade a qual já teve alguém que passou,falta de atenção,alguém que escute,estou fazendo curso de tecnico enfermagem,e acho que tudo pode ser diferente o amanhã;hoje estou começando a realizar um sonho minha profissão e tenho muito em realizar gostei de seus comentarios e concordo.

    ResponderExcluir
  3. PASSEI POR AQUI SO PRA TER UMA IDEIA DO FILME ADOREI ASSISTI BJOS

    ResponderExcluir