segunda-feira, 16 de março de 2009

Sobre Ludicidade...



“Brincar, jogar, agir ludicamente, exige uma entrega total do ser humano, corpo e mente, ao mesmo tempo. A atividade lúdica não admite divisão; e, as próprias atividades lúdicas, por si mesmas, nos conduzem para esse estado de consciência. ” (Cipriano Carlos Luckesi) “








A ludicidade tem sido um tema bastante discutido na atualidade, principalmente no que se refere ao seu papel de mediador no desenvolvimento integral de crianças em idade pré-escolar. Esta temática traz consigo diversos fatores positivos e negativos. Positivos, quando entende a interação da criança com o brinquedo ou o objeto com que se brinca, quando percebe na protagonização e representação de papeis, o sentimento de inteireza e de construção de diversas habilidades cognitivas e afetivas. A leitura de histórias e contos de fadas torna o universo lúdico rico e promovedor de elementos basicos ao preenchimento de lacunas e das ansiedades infatís, satisfazendo e potencializando a relação de entendimento do eu. Negativo, quando a ludicidade é vista como meio de aquisição de conhecimento, sendo utilizada somente como instrumento didático, um veículo ou recurso para se ensinar algum conteúdo.


ludicidade não tem haver com liberdade somente... Mas, tem muito haver com a própria vida! Enquanto se brinca, vive-se um novo momento de diversas formas diferentes. Enquando brinco, represento, canto, rio, falo, fico triste e fico feliz. Experimento situações, testo, hipotetiso, crio soluções. Sou sujeito ativo, reajo, vivo!!




Brincadeira é coisa séria!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário